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17 setembro 2017 por Publicado em: ensaio 3 comentários

Por volta de 1930 a literatura moderna entrou em crise. O abalo do Academicismo produzido pela Semana de 22 (vide A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Espírito Moderno, em http://proust.net.br/blog/?p=756 ), ainda não produzira o necessário encontro entre a literatura e a realidade brasileira. As modernas técnicas estrangeiras assimiladas com o Modernismo, como o futurismo e o surrealismo, por exemplo, deviam se modificar, adaptar.

Nessa busca, em março de 1924, Oswald de Andrade publica o “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”. Formava-se o “grupo dos cinco”, com Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. O primitivismo, a “simplicidade alcançada” e a crítica ao nacionalismo postiço eram as bases de seu programa.

Mário de Andrade logo afasta-se do grupo e traçará caminho próprio. Del Picchia também buscará uma alternativa, mas à direita do grupo original.

O grupo “Pau-Brasil” evoluirá inclinando-se ideologicamente para a esquerda e, em 1928 fundará o “Movimento Antropofágico”. Este propunha a “devoração” cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação.Outra corrente cultural surgia, o “Movimento Verdeamarelo”, liderada por del Picchia, Cândido Mota e Plínio Salgado. Nacionalista e conservador, o movimento dará origem ao “Grupo da Anta”, com a incorporação de Cassiano Ricardo, seguindo nas pegadas do futurismo fascista do italiano Marinetti, terminando por desaguar no integralismo brasileiro.

Serão, pois, duas vertentes intelectuais que se tornarão absolutamente opostas na década seguinte. Respondendo a uma provocação dos Antas, dizem os Antropofágicos: “Antropofagia é simplesmente a ida (e não o regresso) ao homem natural, anunciada por todas as correntes da cultura contemporânea e garantida pela emoção muscular de uma época maravilhosa, a nossa. O homem natural que nós queremos pode ser branco, andar de casaca e de avião. Mas pode também ser preto e índio. Por isso o chamamos de antropófago e não tolamente de “tupi” ou “pareci”. Nem queremos, como os meninos do ‘verdeamarelo’, restaurar coisas que perderam o sentido – a anta, a senhora burguesa, o soneto, a academia. Os ‘verdeamarelos’ querem mesmo é o gibão e a escravatura moral, a colonização do europeu arrogante e idiota e no meio disso tudo, o guarani de Alencar dançando valsa.”

De todo modo, os temas nacionalistas ganham espaço em busca de nossas raízes históricas: o negro, o índio, o caipira, os canaviais nordestinos e a cafeicultura do sudeste. O fascínio pelas lendas indígenas permeiam criações de um claro nacionalismo como “Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; “Cobra Norato”, de Raul Bopp e a música de Villa-Lobos.

Ao mesmo tempo surge o regionalismo e a crítica social, e com eles a massa anônima dos operários, camponeses e empregados do comércio ocupará o primeiro plano. Trata-se de redescobrir o Brasil e suas diferentes realidades.

Disse Wilson Martins: “Assim como há uma República Velha, há um novo Modernismo a partir de 1930”.

“A Bagaceira” de José Américo de Almeida (1928) é um sinalizador. A terra, o homem do campo, a decadência da sociedade patriarcal, os problemas sociais que se avolumam. Em seguida, Raquel de Queirós e a seca do nordeste cearense, com “O Quinze”.

O baiano Jorge Amado estreia em 1931 com “O País do Carnaval”, unindo romantismo ao realismo, sintoniza-nos com o Brasil dos trabalhadores do cacau, dos negros, dos meninos abandonados. Será em 1932 que, da Paraíba, surgirá José Lins do Rego com “O Menino do Engenho”, sequenciado por “Banguê” (1936).

O gaúcho Érico Veríssimo traça perfis humanos em grandes cidades, a solidariedade entre iguais e diferentes, com “Clarissa” (1933), “Um Lugar ao Sol” (1936) e “Saga” (1940).

Em 1933, um dos mais importantes escritores de toda essa riquíssima geração, Graciliano Ramos, estreia com “Caetés” em 1933, sequenciado por São Bernardo, “Angústia” (1936) e “Vidas Secas” (1938).

Já a classe média urbana com todas as suas dificuldades é retratada por Dionélio Machado, em 1935 como seu romance “Ratos”.

Poesia e literatura intimista

Aproximando-se da prosa, a poesia moderna adquire um intimismo livremente extravasado como síntese da descrição de momentos e de imagens vividas ou sonhadas. Surge em 1930, com Carlos Drummond de Andrade e “Alguma Poesia”, valorizando o cotidiano. “Libertinagem”, de Manuel Bandeira, sonda a pureza da percepção infantil. Frederico Schimdt esboça uma série de caminhos espiritualistas em “Pássaro Cego” e Murilo Mendes, com “Poemas”, uma erupção no surreal.

Enquanto Mário de Andrade busca fundir na poesia uma sondagem de seu mundo interior, na busca das raízes culturais do Brasil, com “Remate de Males” (1930) e “Poesias” (1941).

Em 1935 surgem três importes obras poéticas. Vinicius de Morais com “Forma e Exegese”, Jorge de Lima, “Tempo e Eternidade” e Cecília Meirelles com a poesia simbolista. Ao mesmo tempo, do Rio Grande do Sul, o humor que se associa à morbidade e ao pessimismo: Mário Quintana.

Oswald de Andrade, em uma obra marcadamente marxista, marca a busca pela concisão no poetar, com “Poesias Reunidas” (1945).

Enquanto no caminhar, Vinicius de Morais e Carlos Drummond voltam-se mais e mais para a crítica social. “Sentimento do Mundo”( 1940) e “Rosa do Povo”(1945), outros autores buscam o intimismo. Lúcio Cardoso, “Maleita” (1934) e “Mãos Vazias” (1938), expões a angústia existencial de seus personagens e Clarice Lispector o susto de existir.

O surgimento da literatura proletária

“Passou a hora das coisas bonitas”, sentenciou Tristão de Athayde. Gororoba, de Juvêncio de Campos (1930) constitui um marco. Com as obras regionalistas e a literatura proletária propriamente dita, a literatura deixa o universo dos salões da elite urbana e trata de documentar um Brasil construído por explorados e oprimidos.

As mazelas, doenças e o esgotamento que resultaram em mais de trinta mil operários mortos na construção da estrada de ferro Madeira- Mamoré.

Três anos após, Patrícia Galvão, a Pagu, publica seu primeiro romance “Parque industrial”, sob o pseudônimo de Mara Lobo. A obra é uma narrativa urbana sobre a vida das operárias do bairro do Brás, da cidade de São Paulo, “as filhas naturais da sociedade.” Pela senda do realismo socialista, Pagu relata, em meio à alienação, a luta dos operários conscientizados.

Em 1934, seu marido, Oswald de Andrade adere à literatura proletária com “A Escada Vermelha”, sequenciada por “Revolução Melancólica” (1943), e por “Chão” (1945).

O drama dos trabalhadores do porto de Santos é trabalhado literariamente por Ranulfo Prata, em 1937, com “Navios Iluminados”.

Provavelmente um dos maiores expoentes da literatura proletária tenha sido Jorge Amado. De sua pena saíram Cacau (1933), Jubiabá (1936), Capitães de Areia (1937), a obra prima “Terras do Sem Fim” e a trilogia “O Cavaleiro da Esperança”, ambos em 1942.

Notas Finais: uma homenagem a Patrícia Galvão.

Diferente das moças de sua época nos anos 1920, Pagu usava blusas transparentes, fumava na rua e dizia palavrões. Aos 15 anos, passa a colaborar no Jornal do Brás assinando Patsy.

Jovem, bonita e burguesa, Patricía Galvão resolveu lutar por aquilo em que acreditava. Apresentada a Oswald de Andrade e a Tarsila do Amaral, Pagu aos 18 anos se integra ao movimento antropofágico, de cunho modernista. Dois anos após, casa-se com Oswald e tem seu primeiro filho, Rudá de Andrade.

Junto com o marido torna-se militante do Partido Comunista do Brasil. Aos 20 anos, participa de um incêndio no bairro do Cambuci em protesto contra o governo provisório. A seguir, do comando de uma greve de estivadores em Santos sendo presa pela primeira vez, tornando-se a primeira mulher presa no Brasil por motivos políticos. Ela tornaria a ser presa mais de uma dezena de vezes na vida.

Depois de publicar o “Parque Industrial”, parte para uma viagem pelo mundo no trabalho de repórter, deixando no Brasil o marido Oswald e o filho.

Em 1935, filia-se ao PC na França, e lá é presa como comunista estrangeira com identidade falsa, e somente escapa à deportação para a Alemanha nazista graças ao embaixador brasileiro Souza Dantas.

Retornando ao Brasil, separa-se definitivamente de Oswald e então retoma a atividade jornalística. Logo a seguir, é novamente presa em função da Insurreição de 35, sendo barbaramente torturada pelas forças policiais do Estado Novo. Ficará na cadeia por cinco anos. Às vésperas de sua soltura, insubordina-se quando da visita ao presídio feita pelo interventor Ademar de Barros. Permanecerá mais seis meses presa.

Desligou-se do PCB em 1940, assim que saiu da prisão. Adere ao trotskismo e se incorpora à redação do jornal A Vanguarda Socialista, iniciando em 1946 uma colaboração regular no suplemento literário do Diário de S. Paulo.

Patrícia casou-se, em 1945, com Geraldo Ferraz, jornalista da A Tribuna de Santos, cidade na qual passa a viver. Nasce seu segundo filho, Geraldo Galvão Ferraz.

Tenta sem sucesso, uma vaga de deputada estadual nas eleições de 1950.

Em 1952, frequenta a Escola de Arte Dramática de São Paulo, levando seus espetáculos a Santos. Animadora cultural dedica-se em especial ao teatro, particularmente aos grupos amadores.

Escreveu diversos contos policiais, sob o pseudônimo King Shelter, publicados originalmente na revista Detective, dirigida pelo dramaturgo Nelson Rodrigues, e depois reunidos em Safra Macabra (Livraria José Olympio Editora, 1998).

Correspondente de vários jornais, Pagu visitou os Estados Unidos, o Japão e a China. Entrevistou Sigmund Freud e assistiu à coroação de Pu-Yi, o último imperador chinês. Foi por intermédio dele que Pagu conseguiu sementes de soja, enviadas ao Brasil e introduzidas pela primeira vez na economia agrícola brasileira.

Pagu morre em dezembro de 1962. Na véspera de sua morte, um último texto seu é publicado, o poema “Nothing”.

“Nada mais do que nada

Porque vocês querem que exista apenas o nada

Pois existe o só nada”

(Publicado em A Tribuna, Santos/SP, em 23/09/1962).

Comentários

  1. Dirlene Marques
    ter 19th set 2017 at 18:48

    Melhor histórico sobre os rumos da literatura pós a semana de 22. E, ja havia lido sobre a Pagu, a admirava como uma feminista que rompe os padrões da época mas nao sabia de sua filiação ao partido comunista e depois aos trotkista em uma época que Trotski era execrado pelos partidos comunistas. Aumentou minha admiração por Pagu. Obrigada pelo seu texto esclarecedor.

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  2. Quelé
    dom 24th set 2017 at 19:39

    Nada de importante, apenas um excelente!
    E um grande abraço.

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  3. Adonai
    sex 06th out 2017 at 20:47

    Excelente abordagem, muito bem escrito. Abraço

    Responder

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