localizador vehicular gps tracker rastreador gsm gprs sms programa para espiar cualquier tipo de celular gratis here link here vendo celular espia free blackberry messenger spy app como espiar el whatsapp de alguien mas est espiar celulares 2013 i spy books for android programa espiar whatsapp spy descargar press site

Mês:

fevereiro, 2015

O mito

Prometeu, aquele que antevê o futuro, surge na mitologia grega pelas mãos de Hesíodo. Ele é filho de Japeto, o patriarca de uma família de Titãs rebeldes. Tem um irmão gêmeo, Epimeteu, aquele que olha para o passado e vê o presente.

Numa época em que os deuses e os homens sentavam-se à mesma mesa, coube a Prometeu intermediar a distribuição das honrarias e do alimento dos banquetes. O Titã separa os pertences dos animais sacrificados em duas partes: uma de aparência apetitosa, mas que só contém ossos e outra de aparência repugnante, porém com os bons pedaços dos animais. Zeus deve escolher o que será servido aos deuses; mesmo tendo identificado o engodo, opta pela primeira alternativa. Desde então, a fumaça produzida pelos ossos e pela gordura caberão aos deuses olímpicos; os homens comerão a carne assada.

Mesmo tendo escolhido propositalmente a pior parte, o senhor do Olimpo decide fazer com que os homens paguem pelo truque de Prometeu e esconde dos mesmos o fogo celeste. Não contente, some também com o “bios”, a semente do trigo. Se antes os homens comiam as carnes cozidas e o pão, dado que o trigo surgia espontaneamente, desde esse momento, com o suor do rosto, eles terão que ceifar a terra e enterrar a semente para depois colher o fruto. E a carne, comida como os animais o fazem, crua.

Prometeu, entretanto, apieda-se do destino animalesco reservado aos homens e rouba de Zeus uma centelha do fogo e a entrega “aos efêmeros”. O seu segundo e mais significativo ato filantrópico.

Continue lendo

Em: ensaio | Tags: